Romance - -
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
Jeannot Szwarc.
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
(SOMEWHERE IN TIME)

EUA, 80. Direção de Jeannot Szwarc.
Roteiro de Richard Matheson.
Com Chistopher Reeve e Jane Seymour. CIC Vídeo.

Comovente história de amor baseada na novela “Bid Time Return”. Com belíssima produção e excelente trilha sonora (peças de Paganini e Rachmaninoff), foi grande sucesso nos cinemas.
O Superman Reeve faz o papel de Richard Collin, jovem dramaturgo que “volta” ao ano de 1912, revivendo momentos felizes passados ao lado de Elise Mickenna, famosa atriz daquela época.
O dramaturgo Richard Collin identifica sua amada através de uma grande e emoldurada fotografia, exposta no Salão Histórico do Grand Hotel de Chicago, foto esta feita em 1912. A partir de então, torna-se angustiado e começa a pesquisar a vida de Elise. E, nessa busca incessante, descobre processo de auto-sugestão hipnótica e “retorna” ao passado.
A estória, na verdade, começa antes: Elise, em idade avançada, descobre o jovem dramaturgo, e lhe oferece o relógio que vai servir de estímulo e sugestão para que este venha a tentar a “volta ao passado”, quando, então, vai se encontrar com ela, atriz de teatro muito jovem, em 1912...
O enredo não é reencarnacionista, não sugere reencarnação: o jovem “volta ao passado” fisicamente, numa relação tempo-espaço forçada pela auto-sugestão.
Entretanto, além da beleza singular e da música inspirada de John Barry, o filme contém pelo menos uma cena significativa em termos de menção à vida depois da vida: Richard Collin, ao desencarnar no presente, na cama do Grand Hotel, vê, em ambiente nimbado de luz, sua doce amada já falecida e esta, dando-lhe a mão, o conduz adiante...
+Info: