Romance - -
O céu pode esperar
Warren Beatty
O céu pode esperar
O CÉU PODE ESPERAR
(HEAVEN CAN WAIT)

EUA, 78. Direção de Warren Beatty e Buck Henry. Com
Warren Beatty, Julie Christie, James Mason, Jack
Warden, Dyan Cannon, Charles Grodin, Buck Henry,
Vicent Gardênia. Colorido, 1h39.

Refilmagem luxuosa de um clássico da comédia fantástica: Que Espere o Céu (Here Comes Mr. Jordan), de 1941.
Após um acidente dentro de um túnel, o craque de futebol Joe (Beatty) desencarna e vai para o Plano Espiritual. Em face de suas reclamações, sua situação é analisada e verifica-se que houve um erro: ainda não era a hora de morrer. Devido à inexperiência de uma Entidade encarregada do setor, foi “desligado” do corpo antes da morte física, pois, ele achou que a morte do jovem seria inevitável, diante do grave acidente... Evidentemente, à luz da Doutrina, a fantasia começa aí, porque o desligamento só é feito horas ou dias após a morte física, e não há técnicos inexperientes em setor tão importante.
Para compensar sua morte precoce, um superior (Mason), do Espírito que errou, providencia a volta de Joe num corpo de um milionário, recentemente assassinado. Da mesma forma que na morte de Joe, forte fantasia também entra aqui, pois sabemos que a reencarnação é um processo lento e complexo, célula a célula, de integração perispírito-corpo físico.
Apesar dessas fantasias, esse filme, ao mostrar: contatos interessantes de Joe “reencarnado” com os Espíritos; os reencontros, por afinidade espiritual, entre Joe e a namorada (Julie Christie); e um grande avião no Mundo Espiritual, que faz lembrar o Concorde, para transporte Entidades de um plano para outro (válido, conforme relatos de André Luiz em seu livro E a Vida Continua...) – é também interessante para os nossos estudos.


Hércio M C Arantes
+Info: