Drama - -
HAMLET
Franco Zeffirelli
HAMLET
HAMLET
(HAMLET)

EUA, 1990. Direção de Franco Zeffirelli. Com Mel Gibson,
Glenn Close, Alan Bates, Paul Scofield, Helena Bonham-Carter.
Carolco International/Icon, colorido, 2h15, LK-Tel Vídeo.

Esta é mais uma versão cinematográfica da peça mais famosa de Shakespeare: Hamlet (1601), a tragédia “da dúvida e do desespero” com o célebre monólogo: to be or not to be). As duas anteriores, sob o mesmo nome, foram rodadas na Inglaterra, em 1948 e 1969, dirigidas, respectivamente, por Laurence Olivier [Oscar de melhor filme, ator (Olivier), direção de arte e figurinos.] e Tony Richardson.
O drama se passa no século V, quando o príncipe dinamarquês Hamlet (Mel Gibson, herói da série Máquina Mortífera) mostra-se abalado pela desencarnação inesperada da seu pai (Paul Scofield), que teria sido picado por uma cobra, e com o casamento, logo em seguida, de sua mãe, a rainha Gertrude (Glen Close), com seu tio Claudius (Alan Bates). E, apenas dois meses após o seu desenlace, o Espírito do rei aparece nitidamente (e quatro amigos de Hamlet) e conta-lhe como foi assassinado por Claudius, induzindo-o à vingança. Esta terrível revelação muito influenciou no comportamento futuro do príncipe, sempre sonhador e analista do comportamento humano.
Antes da primeira visão, quando seu pai já havia sido visto pelos seus amigos, e posteriormente, em outro ocasião, Hamlet comenta com eles que a aparição poderia ser falsa, isto é, produzida por algum “demônio”, com a intenção de enganá-lo. Sabemos que essa possibilidade é realmente viável. Essa dúvida sempre o atormentou, mas, graças à montagem de uma peça teatral, escrita por ele, e apresentada diante do padrasto, conseguiu provar a veracidade da revelação espiritual.
Logo após a aparição do rei e seu esclarecedor diálogo como o filho, Hamlet transmitiu ao seu dileto amigo Horácio (Stephen Dillane) este célebre pensamento, que encerra profunda verdade. “Há mais coisas no Céu e na Terra, Horácio, do que pode sonhar tua filosofia.”



Hércio M C Arantes
+Info: